Trata-se de um planejamento que alia as ações de marketing (campanhas, posts, anúncios) com os planos estratégicos gerais do negócio. Assim, é uma visão mais voltada para objetivos, metas, indicadores e propostas mais amplas da empresa.

Pensar na estratégia é estabelecer metas e prazos. Dessa forma, o conceito busca conduzir a marca pelo caminho certo, rumo aos objetivos, analisando como fazer isso dentro do período estipulado.

Com isso, ajuda na tomada de decisão, na alocação de recursos e no controle da equipe para favorecer os resultados. 

Em outras palavras, é o marketing que estabelece a direção do que a comunicação da empresa deve focar. Desse modo, ajuda a integrar todas as ações em todos os canais para um único foco.

Quando pensamos no marketing estratégico, precisamos esclarecer a divisão entre esse conceito e os conceitos “tático” e “operacional”.

A estratégia está em um nível acima, mais geral, preocupado sobretudo com as metas. O plano tático pensa a nível dos canais e das divisões departamentais dentro do marketing, buscando planos específicos para cada grupo, ao passo que o operacional cuida do dia a dia.

Uma boa divisão para entender esses três é a que especifica em termos de curto, médio ou longo prazo. 

O marketing estratégico estaria focado em questões de longo prazo, como grandes objetivos que vão impactar a empresa como um todo. O tático cuida de fatores de médio prazo, ao passo que o operacional está encarregado de tarefas de curto prazo. 

Fonte: geofusion.com.br

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